sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Regência do verbo Haver.

FALA ROBERTO!!! COMO FOI DE CARNAVAL? CONSEGUIU DESCANSAR E APROVEITAR OU TRABALHOU? DE QQ FORMA ESPERO QUE TENHA SIDO PROVIETOSO, POIS O MEU FOI BASTANTE PROVEITOSO E ESTUDANDO MUITO. INCLUSIVE ME DEPAREI COM ESSA QUESTÃO DA FCC APLICADA ANO PASSADO PARA UM CONCURSO DA INFRAERO E NÃO COSEGUI ENTENDER O PORQUÊ DO GABARITO E QUAL REGENCIA ELES CONSIDERARAM. ABÇS E ATÉ SÁBADO.


15.

... algumas das 309 pessoas que perderam a vida no
terremoto... O verbo que também é empregado no texto com a mesma regência do grifado acima está em:




(A)... sob a acusação de serem os responsáveis pela morte.

(B)... que eles não se precaveram contra os tremores...

(C)Os sete acusados eram os responsáveis por...

(D)... que os moradores locais não estavam em perigo.

(E)... a convicção de que não havia riscos de um intenso tremor...

Olá, Bruno, o Carnaval serviu para recarregar as energias, afinal temos ainda o TJ pela frente e outros concursos previstos para os próximos meses. Mas vamos à questão:

O verbo no comando da questão "perderam" é transitivo direto, portanto o gabarito correto é a letra E. Causa estranhamento aos candidatos porque o verbo HAVER com o sentido de EXISTIR é estudado nas aulas de concordância verbal. Nesse momento, chama-se atenção para o fato de que esse é IMPESSOAL, ou seja, não apresenta sujeito. Mas dizer que não apresenta sujeito não significa dizer que não apresenta OBJETO, função exercida por RISCOS DE UM INTENSO TREMOR.

Forte abraço e bons estudos!

Prof. Roberto Alves

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dúvida - candidata TJ

Roberto,

segue abaixo uma questao, no qual o gabarito é letra a, não entendi por que?

Você pode me ajudar?

A frase redigida corretamente é:

a) No caso de elas virem até nós, teremos a oportunidade de esclarecer por que os documentos ainda não foram liberados, e também reiterar que o diretor os mantém devidamente resguardados.
b) Quanto aos fabricantes, se se contraporem à decisão do juiz, terão de apresentar provas convincentes, que, segundo eles mesmos, não é garantia de sortir efeito em nova deliberação.
c) Esclareço hoje, a uma semana da audiência de conciliação, que um acordo só será aceito por meu cliente se lhe convir não só o montante da indenização, mas também a forma de pagamento.
d) Quando entrevisto candidatos, sempre os argúo acerca de sua descrição quanto a assuntos profissionais, pois esse é um dos quesitos avaliados no processo de ascenção na empresa.
e) Ele incendia todas as reuniões com essa mania de projetos mirabolantes, a ponto de sempre alguém freiar sua participação em comissões de eventos.

Muito obrigada.

Olá, vou apontar os erros das incorretas, assim você saberá por que a A está certa:

B) CONTRAPOREM(ERRADO) CONTRAPUSEREM (CERTO)
SORTIR(ERRADO) SURTIR (CERTO)

C) CONVIR (ERRADO) CONVIER (CERTO)

D) DESCRIÇÃO (ERRADO) DISCRIÇÃO (CERTO)
ASCENÇÃO (ERRADO) ASCENSÃO (CERTO)

E) INCENDIA (ERRADO) INCENDEIA (CERTO)
FREIAR (ERRADO) FREAR (CERTO)

É isso, caso haja alguma dúvida na A, pode escrever,

Forte abraço e bons estudos.

Prof. Roberto Alves

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Questão TJ Amapá-2009

Boa Tarde!



Estava fazendo a prova do Tribunal de Justiça do Amapá (FCC-2009) e não consegui compreender a seguinte questão:



Está coerente, clara e correta a redação da frase:



a) Já fazem mais de cem anos que Machado de Assis passa-nos lições que, longe de envelhecerem, ainda assim parecem atuais.



b) Não se deve culpar a Machado por amiudados exageros nas análises que tão implacável quanto ponderadamente exerce sobre nosso caráter.



c) Os leitores que vão de encontro às ideias machadianas só fazem por que identificam-se quase de modo acrítico com as mesmas.



d) Ao invés de condenar-se Machado pelo pessimismo de seu pensamento faria melhor quem o louvasse pelo discernimento do mundo real.



e) O saldo das análises que faz Machado do nosso comportamento não é alentador para a alma, mas instiga nosso pensamento crítico.



O gabarito é a letra E. Por quê? Consegui identificar facilmente os erros das letras a e b, mas me confundi nas outras.



Abraço

Mariana

Olá, Mariana,

Como você já identificou os erros de duas opções, vou explicar as opções C e D.

Existem vários erros. O primeiro deles é o uso de DE ENCONTRO A em vez de AO ENCONTRO DE. Porque, como os leitores SE IDENTIFICAM, significa que estão de acordo com as ideias.

O segundo é o uso de POR QUE, deveria ser PORQUE, visto que é uma justificativa para o que foi dito antes. Consequentemente, o prononome oblíquo deveria estar em próclise (antes do verbo) PORQUE SE IDENTIFICAM...

O último erro da letra C se refere ao uso de AS MESMAS, não é aceito pela norma culta.

Assim, uma provável reescritura para a fase seria: OS LEITORES QUE VÃO AO ENCONTRO DAS IDEIAS MACHADIANAS SÓ FAZEM PORQUE SE IDENTIFICAM QUASE DE MODO ACRÍTICO COM ELAS.

Já na letra D, me parece que a banca considerou erro de colocação pronominal em AO INVÉS DE CONDENAR-SE, melhor seria AO INVÉS DE SE CONDENAR. Não acho errado o uso de AO INVÉS DE, pois há oposição semântica entre CONDENAR e LOUVASSE.

Forte abraço e bons estudos,

Prof. Roberto Alves