segunda-feira, 5 de março de 2012

Iterpretação - Analista - FCC

Bom dia, Roberto!



Tenho facilidade em questões de interpretação geralmente, mas quando faço as provas da fcc encontro uma dificuldade muito grande para resolver este tipo de questão que coloquei abaixo. Sei que não há um truque exato ou um atalho que nos leve ao acerto, mas qualquer conselho será de grande valia.



1. Já se afirmou a respeito de Luis Fernando Verissimo, autor do texto aqui apresentado: "trata-se de um escritor que consegue dar seriedade ao humor e graça à
gravidade, sendo ao mesmo tempo humorista inspirado e ensaísta profundo". Essa rara combinação de planos e tons distintos pode ser adequadamente ilustrada por meio destes segmentos do texto:



I. Que penteado mais dez de setembro! e Os Estados Unidos descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade.

II. um pouco como Deus – o primeiro autocrítico – fez depois do Dilúvio e o instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.

III. fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às nações se repensarem e não se devem esperar exames de consciência mais profundos.



Em relação ao texto, atende ao enunciado desta questão o que se transcreve em

(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II, apenas.


Abcs

Mariana

Olá, Mariana,



Realmente não existe fórmula para interpretação textual, não existem regras fixas, como na gramática. Em cada prova o examinador vai trabalhar com as informações contidas naquele texto, e isso não dá para prever. Nessa questão, por exemplo, a banca cita algumas características marcantes de Veríssimo, o que ela deseja é que você as encontre. Vamos à análise:



O examinador afirma que Veríssimo é que capaz de unir em um texto características distintas, às vezes contrastantes "SERIEDADE X HUMOR". Sendo assim, os itens válidos devem apresentar, ao mesmo tempo, essas duas ideias.



No item I, quando ele usa a expressão DEZ DE SETEMBRO como antigo para o penteado, se vale do humor, já na segunda parte "Os Estados Unidos descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade." , o autor volta à gravidade do assunto.



O mesmo se verifica no item II, em ". um pouco como Deus – o primeiro autocrítico – fez depois do Dilúvio " há nitidamente humor, quando Veríssimo atribui a Deus a capacidade de se autocriticar. Perceba que, nessa parte do texto, se o leitor não conhecer o momento da bíblia em que Deus promete a Noé nunca mais destruir a humanidade por meio de dilúvio, não entenderá o humor presente. Em seguida, trata da parte séria do assunto em "e o instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude".



Já no item III humor não está presente, o examinador retirou do texto uma parte que trata apenas da seriedade, sendo assim não é valido para aquilo que a banca deseja.



Portanto, é o que justifica o gabarito B da questão.



Forte abraço e bons estudos!



Prof. Roberto Alves