quarta-feira, 14 de julho de 2010

GABARITO DO EXERCÍCIO DE TERMOS DA ORAÇÃO

1) 3,5,1,2,4,2,1,2,1,3,5,4

2) a) Ele tem uma tarefa a concluir.

b) Dedico-me a você.

c) Vou à terra dos meus avós.

d) Bolsas reagem a medidas impostas pelo governo.

e) A praia à qual nos dirigimos é belíssima.

f) Entreguei o documento a Maria. (facultativo)

g) Dei um presente a minha sobrinha. (facultativo)

h) Márcia levou à tarde a filha à escola.

i) Os universitários lêem como se assistissem à televisão.

j) Conheço a pessoa que está te procurando.

l) Dirigindo-me a Vossa Excelência, pude notar a forma como se refere às pessoas subalternas a(facultativo) sua volta.

3) a) simples

b) simples

c) simples

d) composto

e) simples

f) simples

g) composto

h) simples

i) simples,oculto,desinencial, elíptico

j) indeterminado

k) inexistente

l) indeterminado

m) inexistente

n)inexistente

o) inexistente/indeterminado

p) simples, oculto, desinencial, elíptico

4) b,c,b,a,c,a,c,b,a

5) a) O pianista e o piano são envolvidos pela luz circular do refletor.

b) O morro foi invadido e conquistado pela civilização.

c) Muitas poesias eram recitadas pelos alunos nas escolas.

d) A cidade fora fundada por meu bisavô.

e) A conta seria paga por todos.

f) A cata foi escrita por mim.

g) O rapaz foi morto.

6) a) Cortam-se os galhos e serram-se os troncos.

b) Retiveram-se os cães e outros animais perigosos.

c) Obtêm-se bons resultados.

d) Abriram-se vários concursos naquele ano.

e) Viam-se grupos de convidados nos cantos do salão.

f) Armava-se a mesa no caramanchão do jardim nas tardes frescas.

g) Pôs-se o material no lugar.

7) B,c,c,b,a,a,a,a,b,b,c

Nenhum comentário: