sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Regência do verbo Haver.

FALA ROBERTO!!! COMO FOI DE CARNAVAL? CONSEGUIU DESCANSAR E APROVEITAR OU TRABALHOU? DE QQ FORMA ESPERO QUE TENHA SIDO PROVIETOSO, POIS O MEU FOI BASTANTE PROVEITOSO E ESTUDANDO MUITO. INCLUSIVE ME DEPAREI COM ESSA QUESTÃO DA FCC APLICADA ANO PASSADO PARA UM CONCURSO DA INFRAERO E NÃO COSEGUI ENTENDER O PORQUÊ DO GABARITO E QUAL REGENCIA ELES CONSIDERARAM. ABÇS E ATÉ SÁBADO.


15.

... algumas das 309 pessoas que perderam a vida no
terremoto... O verbo que também é empregado no texto com a mesma regência do grifado acima está em:




(A)... sob a acusação de serem os responsáveis pela morte.

(B)... que eles não se precaveram contra os tremores...

(C)Os sete acusados eram os responsáveis por...

(D)... que os moradores locais não estavam em perigo.

(E)... a convicção de que não havia riscos de um intenso tremor...

Olá, Bruno, o Carnaval serviu para recarregar as energias, afinal temos ainda o TJ pela frente e outros concursos previstos para os próximos meses. Mas vamos à questão:

O verbo no comando da questão "perderam" é transitivo direto, portanto o gabarito correto é a letra E. Causa estranhamento aos candidatos porque o verbo HAVER com o sentido de EXISTIR é estudado nas aulas de concordância verbal. Nesse momento, chama-se atenção para o fato de que esse é IMPESSOAL, ou seja, não apresenta sujeito. Mas dizer que não apresenta sujeito não significa dizer que não apresenta OBJETO, função exercida por RISCOS DE UM INTENSO TREMOR.

Forte abraço e bons estudos!

Prof. Roberto Alves

Nenhum comentário: